CARA NOVA


O ACADEMICOS LIFE ESTA DE CARA NOVA!!!!!!

Nesta nova edição o Blog terá postagens semanais, com temas diferentes a cada mês.
Entre estas novidades encontram-se publicações do encontro SOPHIA (Sociedade Filosófica de Americana).

Tema do Mês: ENCONTROS ESTUDANTÍS

quinta-feira, 29 de julho de 2010

SOPHIA - SOCIEDADE FILOSÓFICA DE AMERICANA


Boa noite galera, está é a postagem de apresentação da SOPHIA, a partir desta serão publicadas semanalmente as minhas participações em seus eventos. Desejo a todos uma ótima leitura...
A Sophia, Sociedade Filosófica de Americana, é uma ONG que foi fundada em sete de  março de 2005, na cidade de Americana. Atualmente ela está sediada na antiga Estação Fepasa de Americana, ao lado do terminal urbano, no centro da cidade.
Semanalmente são realizados encontros entre professores, filósofos e estudantes, onde todos são denominados pensadores. Nestes encontros são realizados debates com temas diversos, onde o principal intuito é reavaliar nossos princípios, a moral, a ética, nossos valores e conceitos, sempre buscando  através do senso crítico, ampliar os horizontes enquanto seres sociais.
Além dos debates, são realizados palestras esporádicas, a fim de contribuir com os mesmos objetivos das discussões. O resultado dessas relações sociais é entender as diferenças, não apenas com o discurso vago de que "somos todos iguais", mas buscar em cada modo de ser, nossas diferenças, a detecção das causas da banalização da violência em nossa sociedade, do preconceito, da exclusão social, do desinteresse dos jovens, bem como analisar condutas de nossa sociedade.
Devemos procurar entender o porque das coisas, avaliar as  mudanças e propor melhorias para as situações que estejam em desacordo com os fins traçados pela classe dominante. “De nada adianta atacar os efeitos se não conhecemos as causas!” Mais do que achar respostas, buscamos propor questionamentos que indiquem novos caminhos, e possíveis soluções.
Vivemos em uma era de prosperidade, de inovações tecnológicas, de descobertas científicas espetaculares, mas quando olhamos para nós , nos vemos como crianças com medo, e tateando no escuro. Guerras, fome, destruição, abandono, desemprego, drogas; essa é a nossa realidade! E por quê isso?
Por quê o homem deixou de pensar?
Junte-se a Sophia  nesta busca de nós mesmos; junte-se a nós para espernear, gritar, reivindicar, perturbar essa ordem imposta, e talvez; quem sabe, nos façamos ouvir. Se não conseguirmos nos restará o consolo de termos tentado.
Essa é uma sociedade onde o tempo é curto, a vida flui apressadamente e as vantagens onde o conhecimento, os valores, são legitimados a partir de sua utilidade, e nos parece natural pensar assim. È um tempo no qual o conhecimento é produzido de modo a privilegiar sua utilização.
Devemos olhar para além, buscar novos horizontes, novas perspectivas, para  preencher nosso vazio existencial.

A Sophia convida você a participar dessa aventura!!!

Para obter mais informações visite o site: www.sophiaamericana.com.br

Visite-nos!  -  Participe!  -  Faça a diferença!

Encontros às segundas-feiras a partir das 20:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fórum de Discussão.